O concreto e suas faces
- st-art arquitetura
- 5 de out. de 2015
- 3 min de leitura
Lá pelas décadas de 50 e 60 a verdade estrutural na arquitetura foi questionada. Através do movimento brutalista o concreto aparente foi ganhando destaque. Foi muito utilizado na nossa arquitetura, por arquitetos como Oscar Niemeyer (1), Vilanova Artigas (2), e Paulo Mendes da Rocha (3).

Hoje em dia o material vem ganhando novamente espaço e recebendo destaque. Sua versatilidade e expressividade vem conquistando profissionais não somente pelo forte visual na estrutura, mas na decoração em projetos de interiores.
O concreto aparente é a mistura de cimento, água e agregados.
Em alguns casos adiciona-se aditivos químicos,
mas não recebe nenhum tipo de revestimento em sua superfície.
A utilização do concreto aparente deixa o projeto com uma identidade única, marcante e com personalidade. Pode-se utilizá-lo de maneira que a própria estrutura da construção conforme o visual. A grande sacada é que cada estrutura é única e resulta de todo o processo, desde a de cura até principalmente a desenforma. Depois de desenformado o material recebe apenas um tratamento impermeabilizante superficial.

Mas quando se entra num imóvel que não apresenta essas características, onde a estrutura está coberta e pintada?
Nem tudo está perdido, tem-se apenas que "procurar'' a estrutura. Para isso deve-se contar com a ajuda de profissionais, onde se possa identificar corretamente as vigas e garantir que se possa "descascar" a estrutura sem danificá-la e nem comprometer a segurança!

Mas se a intenção for marcar o ambiente, trazer um toque de personalidade, deixá-lo moderno e contemporâneo, não tem erro, use e abuse das paredes com o Efeito Cimento Queimado. Hoje em dia existem inúmeros produtos que permitem a criação desse efeito, sem que necessariamente você tenha que fazer todo o processo original do cimento queimado. Mas além dos produtos feitos para isso, existe uma técnica que é sensacional e extremamente fácil de fazer.
O Edu, do blog Homens da Casa, ensinou ~ nesse post ~ a reproduzir o efeito aí na sua parede de casa. Nós ja testamos e aprovamos aqui em casa!

Outra opção para trazer o aspecto do cimento para sua decoração é a utilização de materiais alternativos.
Pode ser uma parede levantada com blocos de concreto, deixando-os aparente o visual se mantém clean e moderno. Existe a opção de se utilizar placas cimentícias, além de serem mais leves que os blocos de concreto as marcas presentes nas chapas dão ao ambiente um aspecto muito particular. Ou ainda você pode investir em materiais que "imitam" o efeito, como o porcelanato. A Portobello, por exemplo, tem uma linha muito charmosa, a Concretíssima, que traz essa pegada. Vale a pena dar uma olhada antes de decidir em qual revestimento investir.

Inegavelmente elegante, mas que traz uma sensação de despojamento para o ambiente, é o piso de cimento queimado. É um processo relativamente simples e bastante econômico, no entanto deve-se contar com uma mão de obra que saiba realmente trabalhar com esse material, para garantir que fique realmente bom. Mas lembrando que você ainda tem a opção de utilizar o porcelanato, muito bonito e com manutenção zero também.

Outra opção sensacional para trazer o cimento para dentro da sua casa é empregá-lo na fabricação de móveis. Bancadas, bancos, armários... as inspirações são infinitas! Como a superfície fica bem lisa não acumula sujeira, facilitando sua limpeza. Sem contar que combina com tudo!

Agora se você é do time que adora um DIY ~ tamo junto ~ o cimento te traz uma gama de possibilidade para você criar inúmeros projetos aí para o seu doce lar. Bancos, vasos e luminárias são apenas algumas das criações para você reproduzir. O site HomeMade Modern traz projetos incríveis, vale a pena conferir.

E pra encerrar esse post te deixo aqui um pouco de delicadeza, se você ainda não estava convencido do poder do cimento agora acho que não restam dúvidas!

Muito obrigado pela visita e até a próxima!
PS: Todas as fotos foram retiradas do Pinterest ;)
Comentários