Diminuindo as contas de casa!
- st-art arquitetura
- 13 de jun. de 2015
- 4 min de leitura
Você já cansou de ver sua conta de luz e água subirem cada vez mais? Pois saiba que você pode fazer mais do que imagina para reverter essa situação.
Veja algumas soluções que você pode implementar na sua casa para ajudar a aliviar as contas.
Produção de Energia Elétrica através de Módulos Solares Fotovoltaicos

Módulos Solares Fotovoltaicos são dispositivos desenvolvidos para converter a energia da luz do Sol em
energia elétrica através de células solares. A energia gerada pelos módulos é utilizada na edificação durante o dia e a energia excedente vai para a rede elétrica, retornando para sua casa quando houver necessidade.
A quantidade de módulos a serem instalados depende do consumo da sua casa. Para que seu sistema seja eficiente e de acordo com as suas necessidades é necessário buscar um profissional para realizar o projeto. Para isso, pode contar com a gente!
Para saber um pouco mais a respeito dos painéis fotovoltaicos dê uma conferida nesse vídeo desenvolvido pelo Instituto Ideal.
Aquecimento de água através de Painéis Coletores Solares

Outra solução para economizar na conta de luz são os Coletores Solares. O sistema é formado pelas Placas Coletoras e pelo reservatório térmico conhecido como Boiler. A água aquecida dentro das placas coletoras, que em seguida é armazenada nos boilers, pode ser utilizada nas torneiras e principalmente nos chuveiros.
Você sabia que o chuveiro elétrico é responsável por aproximadamente 25% do consumo de energia elétrica em uma casa? Vale a pena o investimento, que hoje em dia está bastante acessível.
Economia na Iluminação

Além da contribuição da iluminação natural, que devemos usar e abusar quando possível, podemos também conseguir uma incrível economia na conta de luz apenas trocando as lâmpadas em casa.
Hoje em dia temos uma grande aliada em termos de eficiência energética no que diz respeito à iluminação, as lâmpadas LED (Light Emitter Diode/Diodo Emissor de Luz) que são dispositivos eletrônicos que transformam energia elétrica em luz sem utilizar filamentos elétricos e gases. Além de economizar você estará contribuindo com o meio ambiente.
As lâmpadas de LED são muito mais eficientes do que as comuns pois produzem a mesma quantidade de luz (lúmem) utilizando bem menos energia. Além disso, a geração de calor durante esse processo é praticamente nula, o que ajuda na economia energética. Entretanto um fator que vem desestimulado o consumo das lâmpadas LED é o preço de cada lâmpada, que em comparação às outras tecnologias é um pouco mais elevado. Mas se formos levar em consideração a durabilidade, num rápido balanço podemos ver que o investimento inicial supera o gasto com as trocas de lâmpadas na sua casa.
Veja abaixo um esquema que mostra essa comparação entre as lâmpadas.

Ou seja, uma lâmpada LED de 15W tem durabilidade de 25.000 horas, para gerar 1.600 lúmens ("quantidade de luz"), enquanto uma lâmpada fluorescente para gerar os mesmos 1.600 lúmens deve ter 25W de potência e dura apenas 6.000 horas! Portanto para um consumo de 7 horas diárias de uma lâmpada acessa numa residência comum, a mesma em LED duraria por 10 anos, enquanto que a fluorescente para o mesmo período de consumo duraria apenas 2. Se calcularmos o gasto com as 5 trocas de lâmpadas fluorescentes com a compra de apenas 1 LED, vemos o quanto vale a pena, mesmo com o investimento inicial um pouco maior.
E para você que tem dúvida em relação à qual lâmpadas comprar, afinal nas lojas são inúmeras as opções que temos, observe no quadro abaixo as equivalências de potência. Assim ficará mais fácil decidir qual lâmpada você deve comprar para substituir a sua em casa.

Sensores de presença

Afim de contribuir na economia de energia elétrica na iluminação, outro item interessante são os sensores de presença, que na ausência de pessoas no ambiente desligam a luz e evitam o desperdício. Você pode instalar em ambientes com pouca circulação como garagens, corredores e circulação em áreas externas.
Mas além de controlar os gastos com a energia elétrica, você também pode implementar em sua casa, soluções para economizar água. Vendo a séria crise que o país vem enfrentando atualmente com a falta de água, é extremamente importante, além da consciência na sua utilização, que sua casa esteja preparada para economizar. Além de ajudar a diminuir a conta o planeta também agradece.
Veja algumas ideias para contribuir na sua economia.
Arejadores para torneira

É um pequeno dispositivo instalado na sua torneira e têm a função de misturar ar à água diminuindo o fluxo e mantendo a sensação de volume. Esse pequeno item garante uma economia que varia entre 50% e 80%, segundo fabricantes. Os preços também são bastante atraentes, variando entre R$3,50 e R$40,00, dependendo da marca e da loja.
Acionamento duplo de descarga

Outro item interessante para você substituir na sua casa, assim você pode escolher entre duas vazões diferentes, variando em torno de 3 e 6 litros. Existem diversas opções tanto para descarga de parede como para as acopladas.
Aproveitamento da Água da chuva

Uma das maneiras de economizar na conta de água é aproveitar a água da chuva, para uso não potável, na sua casa. Para isso é preciso construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento dessa água.
Mesmo a água da chuva não sendo própria para o consumo, você pode utilizar essa água de inúmeras maneiras na sua casa, como na rega de jardins, limpeza de pisos, calçadas e inclusive para a lavagem de carros, além de descarga de banheiros e lavagem de roupas. Pense quanto você pode economizar diariamente!
No entanto, para isso, é preciso instalar um sistema paralelo ao da água potável. Por isso é fundamental um auxílio técnico para a instalação correta e segura.
Bom, agora você tem inúmeras opções para implementar aí na sua casa. Mas o mais importante é a consciência, lembre-se que a responsabilidade de cuidar do planeta é de todos nós.
Obrigado pela visita e até a próxima!
Comentarios