Como nasce um projeto
- st-art arquitetura
- 20 de fev. de 2015
- 2 min de leitura
Que bom tê-lo aqui com a gente!
Estamos abrindo este espaço para podermos, além de estreitar nossas relações, trazer para você inspirações, referências de projetos, ideias novas, e velhas também, por que não? Seja bem vindo!
Nesse primeiro post vamos conversar a respeito da concepção de um projeto.
A arquitetura é feita de inúmeros fatores, além da estética, a linguagem arquitetônica do proffisional, que pode ser mais moderna, tradicional, rústica, clean... para um projeto funcionar de verdade muitos outros itens devem ser levados em conta.
1. Briefing - Programa de necessidades

Como projetar algo para alguém sem saber o que?
O chamado programa de necessidades nada mais é do que aquela sua lista de, como o nome diz, necessidades e desejos para esse projeto.
Quantos quartos? quantos banheiros? Quantos lugares na mesa? Quantas vagas de carros na garagem?
Nessa conversa que o arquiteto absorve as informações fundamentais para a elaboração do seu projeto, Seja honesto com aquilo que você quer, assim com certeza você sairá muito satisfeito.
2. Localização do sítio - Conhecer o local que se está projetando

Para se desenveolver um projeto, deve-se absorver todas as informações que o terreno tem pra nos dar. Por exemplo, é imprescindível a compreensão da sua orientação geográfica, A partir dessa análise podemos aproveitar da melhor maneira a ventilação, a iluminação natural e a própria topografia do terreno.
3. Partido arquitetônico

A partir da conversa inicial e da compreensão das características do terreno, o arquiteto parte para a elaboração de um partido, um esboço daquilo que ele imagina para você.
Nessa etapa o diálogo é fundamental para que vários pontos do projeto sejam afinados, pois a partir desse momento que o projeto começa a tomar cada vez mais sua forma definitiva.
4. Definições de projeto
A partir do momento que seu projeto vai se definindo, o arquiteto já tem noção dos materiais que serão utilizados, principalmente no que se refere aos revestimentos. Nessa etapa você deve participar atentamente, é importante você demosntrar se gosta especificamente de algum material/textura/cor que possa vir a ser incorporado ao seu projeto.
5. Confie no seu arquiteto

O arquiteto é o profissional que alia os conhecimentos adquiridos em anos de estudo com o seu programa de necessiades/desejos, a fim de elaborar para você um projeto que tenha: Funcionalidade, Estética, sustentabilidade, conforto ambiental... e que seja a realização do seu sonho!
Muitas vezes pensamos em algo que nos parece genial, é bom conversar com o seu arquiteto, esse profissional tem os olhos treinados, para identificar se aquela ideia é realmente boa, para o seu projeto. Dessa maneira outras soluções, mais adequadas podem vir a ser apresentadas à você!
Bom, é isso por hoje, com essas primeiras palavras encerramos nosso primeiro post, Por favor, deixe suas sugestões para podermos aprimorar cada vez mais nosso conteúdo.
estamos muito felizes com sua visita.
Volte sempre!
Comments